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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Escape Esportivo Aumenta a Velocidade Final?


By Fernando Rios

Escapamento esportivo, bem dimensionado, aumenta a potência e o torque da moto, além de deixar aquele ronco gostoso, que da até vontade de gravar e ir dormir ouvindo.

No entanto, existem algumas considerações em relação a velocidade final.

A maioria dos motociclistas imagina que aumento de potência no motor significa que a velocidade final também irá aumentar, porém isso não ocorre exatamente dessa forma.

O que acontece é que em uma moto original, às vezes, o motor não consegue atingir o limite de rotação, por vários motivos, entre eles, a restrição do escape original em altos regimes, assim fazendo com que a moto não atinga a velocidade total, em função dessa diferença entre o que o motor realmente alcança e o máximo que ele pode atingir (descrito no contagiros).

Dessa forma, quando é colocado um escape esportivo, que confere mais potência, o motor trabalha melhor em altos regimes, atingindo a faixa de rotação máxima, que antes com o escape original não atingia, aumentando um pouco a velocidade da moto.


Parece meio confuso não é? Vou explicar de uma forma mais prática.

Vamos imaginar duas situações com a mesma moto, que, para exemplificar, será uma Honda CB 600F Hornet.
- A primeira original;
- A segunda com um escape esportivo.

Agora, vamos fazer algumas considerações:

- O pico de rotação da Hornet é em 13.000 rpm, conforme descrito no contagiros;
- A relação coroa-pinhão, nas duas situações acima, é a original;
- Não foi alterado o perímetro do pneu original;
- O câmbio continua original, nas duas motos;
- Não houve ajuste de carburação em nenhuma das motos.

Neste contexto, com a moto original, a velocidade real na roda traseira, medida em dinamômetro, é de 261,84 Km/h, isso a 13.000 rpm, que é o limite de rotação do motor, porém, a partir de 12.000 rpm, a potência começa a diminuir e cai para 79,8 HPs.

Com a moto com ponteira esportiva, a potência vai para 84,2 HPs, no entanto, a velocidade, a 13.000 rpm, é de 261,84 Km/h, ou seja, a mesma da original, porém não há a perda de potência a partir dos 12.000 rpm até os 13.000 rpm, garantindo um desempenho mais uniforme.

Por que isso acontece? Por três motivos: A relação coroa-pinhão que determina a velocidade da moto é a mesma, o perímetro dos pneus são os mesmos e a rotação final do motor atingida nos dois exemplos é a mesma.

Mas qual seria a vantagem de um escape esportivo se a velocidade final é a mesma? A velocidade final, nesse caso, é a mesma, só que o tempo gasto para chegar nessa velocidade é diferente.

No caso da moto com o escape original são necessários 13,55s para se atingir a velocidade máxima, já a moto com o escape esportivo leva apenas 11,35s, além do ganho de força e rapidez nas retomadas, graças ao aumento de potência e torque do motor.

Como algumas motos granham velocidade apenas com o escape esportivo? Porque, se com o escape original, o motor não consegue atingir os 13.000 rpm, por exemplo, atingindo, no máximo, 11.500 rpm, com o escape esportivo será possível atingir estes 13.000 rpm, fazendo com que a moto tenha uma maior velocidade final.



Fernando Rios é Coordenador Comercial e Engenheiro de Desenvolvimento da Sarachú Escapes Esportivos e Engenheiro Mecatrônico e Tecnólogo em Mecânica de Precisão. Possui vários cursos na área de projetos, desenvolvimento tecnológico, injeção eletrônica, simulações assistidas por computador e projetos de sistemas de exaustão.

Fonte: http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/article.asp?articleid=159

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